Meio ambiente

Secretaria Municipal de Meio Ambiente participa de cerimônia de posse do CONEPEQ em Barreirinhas

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, participou na última quarta-feira (02) da cerimônia de posse do Conselho Consultivo da Área de Proteção Ambiental da Foz do Rio das Preguiças – Pequenos Lençóis – Região Lagunar Adjacente (CONEPEQ), realizada na cidade de Barreirinhas. A Secretaria foi representada pelo secretário adjunto Maxuel Rodrigues e pelo assessor técnico Guilherme Santana, na oportunidade, as Superintendentes de Educação Ambiental, Stefanny Portela e a de Gestão de Resíduos Sólidos, Hayane Araújo fez entrega do Caderno Nascentes, material educativo que busca ensinar e conscientizar de maneira didática, harmônica e sucinta a importância das nascentes, as causas de sua destruição, bem como as formas que poderemos proteger nossos mananciais.

Estiveram presentes na cerimônia, o secretário Estadual de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Diego Rolim, o secretário estadual de Turismo, Catulé Júnior, o prefeito de Barreirinhas, Dr. Amílcar.

A Área de Proteção Ambiental (APA) da Foz do Rio das Preguiças - Pequenos Lençóis - Região Lagunar Adjacente é uma Unidade de Conservação (UC) de Uso Sustentável que foi criada a partir do Decreto 11.899 de 11 de junho de 1991, abrange parte dos municípios de Barreirinhas, Paulino Neves, Água Doce do Maranhão, Tutóia e Araioses, num total de 269.684,3 hectares. Essa APA foi criada com os objetivos, dentre outros, de “disciplinar o uso e a ocupação do solo, a exploração dos recursos naturais, a integridade biológica das espécies, os padrões de qualidade das águas”.

Mais em Meio ambiente